-
Arquitetos: Messner Architects
- Área: 160 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Karina Castro
Descrição enviada pela equipe de projeto. O requisito dos clientes (uma familia de quatro filhos) era haver espaços iluminados com a melhor visão possível da paisagem e que fosse funcional, mas com privacidade. Um outro requisito era que a forma arquitetônica do projecto fosse desenvolvida seguindo a morfologia do espaço e contexto urbano.
Na área inclinada para o norte e sul, a habitação é circundada por outras casas enquanto que do lado oposto há colinas arborizadas, prados íngremes das montanhas e paredes de pedra natural que se desenvolvem suavemente com o panorama das Dolomitas ao fundo. O projeto é composto por três andares: a garagem, o térreo com uma pequena unidade habitacional e o primeiro andar que é o maior espaço da casa. A fachada conta com grandes janelas que iluminam o espaço, oferecendo vista para as montanhas alpinas, enquanto que a fachada posterior é mais discreta devido a necessidade de privacidade nos espaços interiores.
Os detalhes da casa, como a escada e o pátio desenvolvem-se gradualmente ao redor da vila permitindo que se camufle com a morfologia da paisagem. As características dos materiais do espaço externo é granulada e áspera na área inferior, suave e clara na parte superior. Uma parte deste material é feito de pedra, enquanto que a outra é de concreto armado.